terça-feira, 17 de março de 2009

Uma linda aldeia com o meu Nome.Santa Susana





Localizada entre duas ribeiras, afluentes da margem direita da ribeira de Alcáçovas, a freguesia de Santa Susana é caracterizada pelas suas casas tipicamente alentejanas. Distanciada da sede do concelho por 15 km, a pequena freguesia é composta pelas localidades de Santa Susana, Barrancão, Foros de Corte Pereiro e Pêgo do Altar.
Na área da freguesia localiza-se uma mina de carvão denominada Mina da Ordem, que em 18 de Agosto de 1839 teve o seu alvará concedido à Companhia das Minas de São Pedro da Cova. Este topónimo fica a dever-se, certamente, ao facto da freguesia ter sido uma capelania da Ordem de Santiago. Em 1839 a freguesia aparece na comarca de Setúbal e em 1852 na de Alcácer do Sal.
Aparecem referências a achados, na área da freguesia, de machados pré-históricos, bem como o achado de uma pulseira de ouro maciço datada da idade do bronze.
Integrada na rede europeia de turismo de aldeia, a freguesia dispõe de um conjunto de locais de interesse turístico, dos quais se destaca a zona da barragem do Pêgo do Altar, com piscinas flutuantes e parques de merendas. São ainda encontrados edifícios como a Igreja Matriz, a ponte barroca submersa, datada do século XVIII, e o cruzeiro constituído por uma cruz em granito, constituindo o património cultural da freguesia.
É uma das freguesias do concelho de Alcácer do Sal, composta por uma área total de 166,5 km2 e com 500 habitantes, a freguesia de Santa Susana tem por tradição o denominado “Madeiro de Natal”. Esta tradição consiste no acender de uma lareira que permanece ateada desde a véspera do Natal até ao Ano Novo. Organiza ainda as festas de Santa Susana, a 13 de Maio, e as festas tradicionais, celebradas a 15 de Agosto.
Sendo uma aldeia típica alentejana, a sua gastronomia e artesanato têm por base os costumes desta região do país. Deste modo, a açorda de alho constitui um dos seus pratos gastronómicos e as miniaturas de cortiça e madeira, o sapateiro, as rendas e bordados, fazem parte do artesanato da freguesia.

A Lenda de Santa Suzana


Aqui neste lugar, há muitos, muitos anos existia um casal, que era o nome que se dava à grandes quintas. Vivia nesse casal uma meia dúzia de familiares muito abastados e resolveram, um certo dia, fazer uma capela. Assim o pensaram, assim o fizeram. Como sabiam dos milagres de Santa Suzana, resolveram ter a dita Santa como padroeira. Mandaram fazer uma imagem da Santa para pôr no altar e fizeram uma grande festa em sua homenagem. Essas famílias pensaram também em pôr o seu nome na terra que habitavam – Santa Suzana.
Santa Suzana, era uma menina, que pastava as suas ovelhas enquanto lia a bíblia para quem a quisesse ouvir. Dava o pouco que tinha aos mais pobres, e rezava muito a Deus nosso Senhor. Nunca largava a sua bíblia. Mas um dia a inquisição resolveu prendê-la. Levaram-na de rastos até uma fogueira, onde a prenderam a um pau e queimaram-na viva. Santa Suzana morreu rezando a sua bíblia. É por tudo isto que a nossa aldeia se chama Santa Suzana.

2 comentários:

  1. SUSANA

    A aldeia é lind. A lenda também é muito bonita.
    Agora, diz-me: foi com o telemóvel que fizéste a fotografia?
    É que não tem resolução suficiente.
    É uma pena.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Minha senhora:
    Buscando a historia de santa Suzana deparei-me com seu Blog e fiquei emocionadíssimo.
    Minha mãe, Dona Suzana Alves Barreto de Almeida, por casamento com Sebastião Jorge Fontes Garcia, dos Garcia de São João da Madeira, passou a ser, também, Suzana Garcia.
    Que Deus seja com a senhora tão bom quanto foi com minha querida mãe são os meus votos sinceros, de coração.
    Jorge Eduardo de A.F. Garcia

    ResponderEliminar